Crenças, Atitudes e Práticas Sócio-Culturais Relacionadas com os Cuidados ao Recém-Nascido

View Resource

Os níveis de mortalidade neo natal constituem um dos maiores problemas de saúde no Mundo. Embora tenham sido desenvolvidas acções para a redução da mortalidade infantil a nível global, a mortalidade em crianças durante o primeiro mês de vida, permanece estável. Para reverter este cenário Save the Children (SC) lançou em 2000 a iniciativa Saving Newborn Lives com o objectivo essencial de reduzir a mortalidade neonatal. O programa para além de focalizar os cuidados essenciais do recém nascido através da promoção de acções intervenções com vista a prevenção da mortalidade neonatal privilegia igualmente a componente de pesquisa.

Nesta perspectiva a SC convidou uma equipa de consultores para recolher informação sobre o conhecimento cultural, crenças, atitudes e práticas com respeito à cuidados do recém-nascido em Moçambique e sugerir recomendações para o desenvolvimento de intervenções na área dos cuidados maternos e do recém nascido ao nível da comunidade que facilitem a mudança e adopção novos comportamentos e reforcem as práticas de cuidados consideradas positivas.

Para a realização deste estudo foi seguida uma abordagem metodológica que combina diferentes técnicas de pesquisa de natureza qualitativa aplicadas para estudar atitudes, condutas, comportamentos e motivações dos actores individuais e colectivos envolvidos em programas e actividades no âmbito da saúde. Os métodos incluíram a realização de entrevistas individuais, grupos focais de discussão nos distrito de Angoche, Búzi e Chibuto. Com esta variação geográfica pretendia-se obter uma visão geral da diversidade étnica, da estrutura sócio cultural e da situação das crenças e práticas relacionados com os cuidados de recém nascido nas regiões norte, centro e sul do país.


Post a Comment